LIVRO DIDÁTICO É PATRIMÔNIO PÚBLICO...

ENCAPAMENTO DOS LIVROS




No dia vinte e quatro de abril de dois mil e nove, na sala do 4º ano B, foram encapados os livros juntamente com os alunos, conscientizando-os da importância da conservação dos livros didáticos que é um patrimônio público. Houve um grande interesse dos alunos e do professor regente, e todos propuseram a cuidar melhor de seus livros como também da escola.

CONHECER PARA PRESERVAR...











VISITA AO MUSEU DOM PRADA
No dia dez de junho de dois mil e nove, a turma do quinto ano C, da Escola municipal Oscar Barroso de Souza, juntamente com as cursistas do profunciónario desta Unidade, participaram de uma visita ao museu Dom Francisco Prada Carreiro. Os alunos tiveram a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos culturais sobre nosso município. Tendo sido relatado, desde a fundação do mesmo, com a chegada do Cel. Gaspar Fernandes de Carvalho e família. Quadros pintados marcaram eloquentemente a Avenida Tocantins, a igrejinha de Nossa Senhora Santana, padroeira da cidade, 1 cadeia pública, as primeiras casas, etc. Dentre estes os que mais chamaram atenção, foi o que retratava o córrego Machombombo, com suas águas límpidas e abundantes nas quais as mulheres lavavam suas roupas e do Maria Poteira, faceira com seus potes. Na exposição de antiguidades, a palmatória se destacou, instrumentos que os barbeiros usavam no corte dos cabelos, potes, o tear, ferro de passar roupas à brasa, cutelo etc. Também viram fotos de todos os prefeitos que Uruaçu já teve.Encerrando com uma visita à capela de Nossa Senhora Santana. Esta visita foi de suma importância para todos que participaram, pois, além de aprofundar e expandir os conhecimentos, ressaltando o progresso e a tecnologia na qual vivemos, conduziu todos à reflexão das conseqüências dos atos impensados e desrespeitosos do homem com a natureza.

LIMPAR PARA PRESERVAR...







LIMPEZA DA SALA DE AULA


No dia oito de maio de dois mil e nove, realizou-se na Escola municipal Oscar Barroso de Souza um mutirão de limpeza envolvendo os alunos do 1º ano C, professora regente e orientadoras do projeto Patrimônio Público. A ação teve a intenção de conscientizar a classe estudantil para a conservação do Patrimônio Público, criando laços afetivos com o ambiente escolar e instigando ações viáveis na construção do conceito da cidadania.

Foi de descontração e aprendizado, despertando a atenção dos demais estudantes para necessidade de preservar as paredes e carteiras.

O mutirão aconteceu em uma das dependências da escola a sala de aula, na qual os alunos atuaram de forma integrada e participativa. Também foram orientados a não riscar paredes e carteiras, conservando assim os equipamentos de uso

É mais que importante, é preciso, é necessário, é urgente preservar a história de nosso povo...

Você também faz parte da história...