LIVRO DIDÁTICO É PATRIMÔNIO PÚBLICO...

ENCAPAMENTO DOS LIVROS




No dia vinte e quatro de abril de dois mil e nove, na sala do 4º ano B, foram encapados os livros juntamente com os alunos, conscientizando-os da importância da conservação dos livros didáticos que é um patrimônio público. Houve um grande interesse dos alunos e do professor regente, e todos propuseram a cuidar melhor de seus livros como também da escola.

CONHECER PARA PRESERVAR...











VISITA AO MUSEU DOM PRADA
No dia dez de junho de dois mil e nove, a turma do quinto ano C, da Escola municipal Oscar Barroso de Souza, juntamente com as cursistas do profunciónario desta Unidade, participaram de uma visita ao museu Dom Francisco Prada Carreiro. Os alunos tiveram a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos culturais sobre nosso município. Tendo sido relatado, desde a fundação do mesmo, com a chegada do Cel. Gaspar Fernandes de Carvalho e família. Quadros pintados marcaram eloquentemente a Avenida Tocantins, a igrejinha de Nossa Senhora Santana, padroeira da cidade, 1 cadeia pública, as primeiras casas, etc. Dentre estes os que mais chamaram atenção, foi o que retratava o córrego Machombombo, com suas águas límpidas e abundantes nas quais as mulheres lavavam suas roupas e do Maria Poteira, faceira com seus potes. Na exposição de antiguidades, a palmatória se destacou, instrumentos que os barbeiros usavam no corte dos cabelos, potes, o tear, ferro de passar roupas à brasa, cutelo etc. Também viram fotos de todos os prefeitos que Uruaçu já teve.Encerrando com uma visita à capela de Nossa Senhora Santana. Esta visita foi de suma importância para todos que participaram, pois, além de aprofundar e expandir os conhecimentos, ressaltando o progresso e a tecnologia na qual vivemos, conduziu todos à reflexão das conseqüências dos atos impensados e desrespeitosos do homem com a natureza.

LIMPAR PARA PRESERVAR...







LIMPEZA DA SALA DE AULA


No dia oito de maio de dois mil e nove, realizou-se na Escola municipal Oscar Barroso de Souza um mutirão de limpeza envolvendo os alunos do 1º ano C, professora regente e orientadoras do projeto Patrimônio Público. A ação teve a intenção de conscientizar a classe estudantil para a conservação do Patrimônio Público, criando laços afetivos com o ambiente escolar e instigando ações viáveis na construção do conceito da cidadania.

Foi de descontração e aprendizado, despertando a atenção dos demais estudantes para necessidade de preservar as paredes e carteiras.

O mutirão aconteceu em uma das dependências da escola a sala de aula, na qual os alunos atuaram de forma integrada e participativa. Também foram orientados a não riscar paredes e carteiras, conservando assim os equipamentos de uso

INFORMAR PARA PRESERVAR...




No dia 26/05/09, foi realizado nas dependências da Escola Oscar Barroso de Souza, uma palestra de esclarecimento aos alunos da Unidade Escolar sobre a importância de se preservar o Patrimônio Público.
O palestrante Ezecson Fernandes de Sá, abordou vários assuntos relacionados ao tema, citando exemplos e fazendo questionamentos aos alunos objetivando captar o interesse e o entendimento dos mesmos em relação ao assunto. Dentre os vários exemplos de patrimônio Público, ele citou o ambiente escolar, onde os alunos, coma parte da sociedade e beneficiários diretos desse patrimônio deveriam preservá-lo, desde sua estrutura física como também seus bens materiais, seus materiais didáticos e toda as suas dependências.
Além do ambiente escolar, o palestrante citou ainda outros bens, como patrimônio público, praças, igrejas, monumentos, bustos, enfim, criações que revelam a história e a identidade de um povo.

A palestra muito proveitosa pois despertou o interesse e a atenção dos alunos e professores.

Para nos cursistas também foi muito importante pois nos esclareceu muito sobre a importância dos bens deixados por nossos antepassados pois revelam a nossa história e transformam-se em patrimônio público.

É TEMPO DE MUDAR PARA PRESERVAR...


Hoje, onde as modernidades e tecnologias dominam as diversas atividades humanas, pouco ou nenhum valor se percebe quanto à preservação dos bens públicos. Sabedores de que esses bens são criados e construídos para servir à sociedade é que se pensou em um projeto que de alguma forma pudesse conscientizar as pessoas de seu valor e importância.
O projeto Preservando o Patrimônio Público constitui-se num tema de interesse de toda a população visto que o patrimônio histórico de uma cidade é o conjunto das manifestações sociais produzidas no espaço urbano ao longo do tempo em todas as áreas, ou seja, nas artes, no modo de vida e na imagem da cidade.
Porém, para que o patrimônio público seja de fato preservado, faz-se necessário um trabalho de conscientização de sua sociedade e o projeto, pretende fazer esse trabalho de conscientização entre as crianças da escola Oscar Barroso de Souza, com a participação de professores, grupo gestor e demais funcionários. Dessa forma, acreditamos que, ao conscientizar nossas crianças, teremos com certeza adultos mais críticos e cientes de seus direitos e deveres.


É mais que importante, é preciso, é necessário, é urgente preservar a história de nosso povo...

Você também faz parte da história...